9 curiosidades sobre espirros

Hoje em dia, um espirro pode ser um sinal de alerta, mas a verdade é que não é só por causa de gripes, constipações e alergias que espirramos, na verdade existem vários factos muito curiosos sobre espirros:
Home / Uncategorized / 9 curiosidades sobre espirros

  1. Ao espirar o ar viaja até 160 quilómetros por hora;
  2. Numa situação normal, os germes provenientes do espirro podem alcançar um raio maior que 9 de metros (ou seja, como já bem sabemos, é uma distância mais do que suficiente para contaminar quem estiver ao nosso lado);
  3. Cerca de 25% das pessoas espirram repetidamente quando expostas a uma luz brilhante. A isso os especialistas chamam de “síndrome do atichim”, que por seu lado é hereditário.
  4. É completamente normal espirrar duas ou três vezes seguidas, isso acontece, devido uma tentativa do nosso organismo em eliminar partículas irritantes.
  5. Os nossos olhos fecham devido a um reflexo involuntário e não há nada que possamos fazer para os manter abertos.
  6. O nosso coração não pára quando espirramos, o que eventualmente pode acontecer é abrandar a frequência cardíaca de forma natural.
  7. Uma das maneiras mais recomendadas para acalmar a vontade de espirrar é esfregar o nariz enquanto se pressiona o lábio superior.
  8. Evitar o espirro é algo contraindicado, já que eles são parte das reações naturais do nosso corpo.
  9. O hábito de se dizer “saúde” quando alguém espirra remota ao século 6. Segundo dizem, o Papa Gregório I ordenou que as pessoas dissessem “saúde” ou “Deus te abençoe” a todos aqueles que espirrassem como voto para que a pessoa não estivesse infetada com uma doença fata, como uma tuberculose (que era extremamente fatal naqueles tempos).

Notícias recentes
Entre em contacto

Precisa de falar connosco? Precisa de um orçamento? Pode enviar-nos um email a qualquer hora.